Concurso Moda Inclusiva premiará propostas de vestuário para pessoas com deficiência

Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência convida estudantes de todo o Estado de São Paulo para empregar talento e criatividade na produção de roupas para pessoas com deficiência.

Até o dia 30 de abril, a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência recebe inscrições de estudantes de todo o Estado para o 2º Concurso Moda Inclusiva, com o objetivo de contribuir para uma sociedade mais justa e inclusiva na qual todos tenham acesso igualitário aos produtos, bens e serviços disponíveis.

Apoiado pela Vicunha Têxtil, Pense Moda, Rede Globo, Museu da Língua Portuguesa e Rede Lucy Montoro, o Concurso Moda Inclusiva convida os estudantes a apresentarem propostas de vestuário que atendam às necessidades das pessoas com deficiência, além de promover a discussão nesse setor sobre a necessidade de se pensar e fazer moda respeitando a diversidade. As premiações incluem estágio remunerado na empresa Vicunha Têxtil.

O Brasil tem, hoje, cerca de 30 milhões de pessoas com deficiência. Somente no Estado de São Paulo, esse contingente ultrapassa 5 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência. Há um mercado potencial enorme de produtos e serviços que atendam as demandas especificas desse segmento.

O Concurso

Para concorrer, os participantes deverão enviar um “look” (croqui e ficha técnica) para a sede da Secretaria (Av. Auro Soares de Moura Andrade, 564, portão 10, Barra Funda – São Paulo – SP – CEP: 01156.001). Também é necessário baixar a ficha de inscrição no site http://www.pessoacomdeficiencia.sp.gov.br/usr/share/documents/Inscricao_2_Moda_Inclusiva.doc e enviá-la para dauler@sp.gov.br.

Os 20 melhores trabalhos inscritos serão apoiados com tecido para a confecção das roupas, que participarão do desfile final em 07 de junho, no Museu da Língua Portuguesa. Nesse dia, o júri, composto por nove profissionais e especialistas do mercado, escolherá os três melhores looks, que serão os vencedores do Concurso Moda Inclusiva.

AGENDA

Concurso Moda Inclusiva

Inscrições para o concurso: até 30/04/2010

Entrega dos trabalhos: até 05/05/2010

Divulgação dos 20 finalistas selecionados: 07/05/2010

Realização do desfile: 07/06/2010

Fonte: http://www.pessoacomdeficiencia.sp.gov.br

SOBRE O PRIMEIRO CONCURSO DE MODA INCLUSIVA – 2009

No desfile final do concurso ocorrido no dia 9 de junho de 2009, foram apresentadas diversas propostas adaptadas às necessidades dos deficientes. As roupas que receberam a terceira colocação no concurso foram desenvolvidas pela estudante de Têxtil e Moda da Universidade de São Paulo (USP), Julia Harumi Sato aluna do 3º ano. As peças com o tema “Primavera e Outono” foram inspiradas nas características das estações do ano, nas composições de Vivaldi, na obra de Antoine de Saint-Exupéry, nas bailarinas de Fernanda Bianchini, nas cenas do filme “Dolls” de Takeshi Kitano e nos jogos e brincadeiras destinados aos deficientes visuais. A proposta de Julia foi criar roupas para crianças cegas, mas que não se diferenciassem visualmente por este aspecto numa busca pela inclusão verdadeira. As roupas são belas, românticas e delicadas, assim como as modelos. Uma das preocupações foi também trabalhar a auto-estima das meninas para que se sentissem belas e seguras para o palco.

Terceiro Lugar - Criação Julia Harumi Sato

A aluna Brunna Novo do Val, de Estilismo e Moda da USP, foi a vencedora do primeiro concurso Moda inclusiva.

A vencedora do concurso Brunna Novo do Val recebendo o prêmio das mãos do Governador Josë Serra

 

A modelo Carolina Custodio desfilando o traje vencedor
Anúncios

Um comentário sobre “Concurso Moda Inclusiva premiará propostas de vestuário para pessoas com deficiência

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s